Coaching Ontológico em Saúde
Coaching Ontológico em Saúde
Resumo
Coaching Ontológico em Saúde.
Terapia que aborda questões relacionadas ao ser, ou seja quais são as crenças e verdades que levam o ser ao estado atual de doenças.
Conceitos de Ontologia
Onto significa “o Ser” e logia, “estudo ou conhecimento”.
Diz-se que algo é ontológico quando aborda questões relacionadas ao ser. Assim, o adjetivo pode se referir a afirmações, perguntas, características, etc.
Você sabe o que é? Entenda um pouco mais sobre essa terapia.
O Coaching Ontológico preocupa-se com o significado da visão de mundo do coachee (paciente e/ou familiar), em compreender a forma como este se apropria do mundo. Nas sessões de Coaching Ontológico o coach (Terapeuta) elabora junto com o coachee (Paciente) a distinção entre fatos e opiniões, ampliando assim a visão das questões trazidas pelo coachee, possibilitando que este perceba a situação por meio de diversos pontos de vista, óticas e distintas interpretações.
Neste tipo de Coaching a linguagem não é vista somente como descritiva dos fenômenos da realidade, mas sim como geradora de realidade e promotora de insigths existenciais. Saber fazer uso das ferramentas linguísticas, ser mais eficaz nas distinções linguísticas e dominar as diversas formas de comunicação pode ser uma maneira de aproximar a situação desejada (meta de cura) da situação atual.
Na área da saúde, o Coaching é direcionado tanto para os profissionais da área da saúde, quanto para os pacientes e seus familiares, assim como para a prevenção de doenças. No caso dos profissionais, para que possam aceitar as mudanças, abandonar os hábitos ultrapassados, melhorar a resiliência (capacidade de adaptação), melhorar a capacidade de gerenciar conflitos e mudanças, adaptação à equipe multidisciplinar.
Para os pacientes, com o intuito de levar (e elevar) a consciência, a prevenção e comportamento seguro, quando precisam adaptar-se a um novo estilo de vida, a mudança de hábitos, aceitação de um diagnóstico como: diabetes mellitus, pós-cirurgia cardíaca, doença pulmonar obstrutiva crônica, câncer, obesidade, dentre outros. Além de vencer pré-conceitos próprios e de terceiros, aderência a um novo medicamento, nova rotina. Enfim, educação, orientação e abertura para novas possibilidades para viver com qualidade.
A diferença entre o coaching ontológico e a psicoterapia está em estipular um objetivo, uma meta, e traçar o plano para alcançá-la, mas se a pessoa tiver um obstáculo emocional mais profundo, que a impeça de partir para ação, será encaminhada para psicoterapia. Coaching é um processo com início, meio e fim.
Benefícios Advindos do Processo de Coaching
- Consecução de metas relacionadas a aquisição de qualidade de vida, saúde, entre outras;
- Manutenção do foco e do equilíbrio;
- Aprendizagem e autodesenvolvimento contínuos;
- Abertura de possibilidade para executar novas ações;
- Auxilia o cliente a assumir e utilizar o poder que está em suas mãos;
- Promover a saúde e aumentar o bem-estar das pessoas. Objetivos gerais
- Promover mudança de comportamento, aumentar sua capacidade de ação, abertura para novas formas de viver, adaptação a uma nova realidade do Coachee se for um paciente ou familiar próximo;
- Promover autodesenvolvimento, melhorar relacionamentos de forma geral, contribuir para o bem-estar do paciente, promover atitudes positivas e estratégias efetivas se o Coachee for um profissional da área da saúde.
Público-alvo do Processo de Coaching na Área da Saúde Pessoas que:
- Estão diante de uma situação importante que mereça maior aprofundamento e elaboração;
- Precisam adaptar-se a uma equipe multidisciplinar;
- Precisam lidar com uma realidade dentro da própria casa com uma nova situação;
- Precisam lidar com efeitos colaterais de uma medicação imprescindível;
- Precisam desenvolver adequado comportamento diante de pacientes domiciliares e seus familiares;
- Precisam adaptar-se ao processo de envelhecimento e suas limitações;
- Que querem aprimorar suas habilidades interpessoais;
- Que querem uma mudança no estilo de vida com o objetivo de prevenir doenças;
- Buscam ter consciência para a prevenção e comportamento seguro.
Qual o tempo de duração do trabalho?
A orientação é um trabalho que envolve aproximadamente 10 a 12 sessões, cada caso é avaliado em conjunto com o coachee.